O CLUBE DA TULA LOVES BROTT BARCELONA…

Se já nos conheces, sabes que em O Clube da Tula destacamo-nos por ser uma comunidade selecta de cães cosmopolitas, com donos que sabem descobrir, valorizar e desfrutar do melhor da moda canina. Sabes também que o nosso ponto forte é prestar tributo ao pescoço dos cães de maneira original, mas também útil; elegante, mas sem jamais perder a noção de que quem veste os nossos produtos são cães, almas de quatro patas cuja essência animal não deve ser metamorfoseada para se parecer connosco…

O Clube da Tula-gola burel

Tula com um conjunto de gola de Burel de O Clube da Tula e coleira martingale Textura Suria de Brott Barcelona

E nesse caminho criativo que transitamos entusiasmados – com os nossos tuli-lenços Civic Dog™ como abandeirados, e também com os Two Sides e Romantic – sabemos reconhecer quando aparece um potencial colaborador ao qual temos que nos associar. Apesar de sermos pequenos, pensamos em grande. Por isso, não nos passa pela cabeça outra coisa que criar alianças com os melhores do mercado… Assim começa a nossa amizade com Brott Barcelona, uma marca de raízes ibéricas mas com alma indubitavelmente internacional (presente em lojas em França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Portugal, Estados Unidos, Rússia e Austrália, entre outros países), dedicada à criação de coleiras para cães…

O Clube da Tula-brott

Coleira martingale e trela multi-posição Textura Suria

Como adoptante de galgos desde há 10 anos, converti-me numa avaliadora experimentada de coleiras martingale, essas que são imprescindíveis para os galgos, por serem anti-fuga, mas que resultam ser a opção mais segura para todos os cães. Do Canadá até Espanha, tenho provado várias marcas em busca das melhores coleiras martingale; os meus galgos têm posto a prova o melhor de cada uma. Por isso, estou capaz de reconhecer a qualidade duma coleira martingale com apenas um olhadela e de saber classificá-la dentro ou fora do “Top Five” das coleiras martingale do mercado.

Quando começamos a desenhar e produzir os tuli-lenços para cães, evidenciou-se a necessidade de acompanhá-los por coleiras que estivessem à sua altura. Muitas pessoas perguntavam-me porque não me dedicava a desenhar a minha colecção de coleiras martingale, a produzi-las eu própria. A ideia não era má, mas eu sabia que havia uma ideia ainda melhor… Claro que, por essa altura, eu já tinha descoberto a Brott Barcelona e tinha sido seduzida sem volta atrás.

A Brott Barcelona nasceu em 2010 da mão de Marc Velasco e de Marta Huguet, dois designers que sentiram um bichinho a falar-lhes: ver a galga Nela, adoptada por eles, usar uma coleira martingale cujo desenho superasse os produtos que o mercado oferecia naquela altura.

O Clube da Tula

Marta Huguet, Marc Velasco, Nela e Brot, a alma de Brott Barcelona

A adopção do galgo Brot confirmou esta necessidade; uma necessidade que acabou por ser a semente duma frondosa “árvore criativa” que, enquanto consolida as suas raízes, se ramifica até ao infinito para levar a todos os cantos do mundo a cor, o desenho e a mensagem de que a moda não está vedada aos cães. Uma amostra de tudo isto são, para alem dos próprios produtos, as produções fotográficas e os catálogos das suas colecções que, duas vezes por ano, lançam para nos apaixonarmos imediatamente.

Imagens do Catálogo Brott Barcelona Primavera-Verão 2015

Esta criatividade de Marc e Marta (demonstrada com cresses) remonta-se até ao nome da marca… Interrogados acerca da origem do nome Brott, eles deram-nos esta mágica explicação:

Pois desde sempre gostamos, porque soam bem foneticamente, todas as palavras que começam por “BR”… Bruna, Brida… e uma expressão em catalão que as vezes repetíamos com o Marc: “es que no fas ni el brot”, que em espanhol significa “es que no haces nada, ni el brote” [não fazes nada, nem o brote]. E dizíamos “esta palavra soa bem como nome para um cãozinho… BROT!

Por outra parte, significa brote, que se relaciona com a vida, algo novo que nasce, que se repete, um projecto que começamos…

Mas isto não é tudo… A primeira galguita que adoptamos foi a NELA, e baptizá-la BROTA não lhe ficava muito bem… Assim, pois, desistimos do nome… Mas a marca nasceu igualmente como BROTT (com dupla T, porque em Alemão BROT quer dizer “pão”) e, mais tarde, soubemos pelo Facebook que BROTT é também um apelido americano, ahahah…

Acreditamos que Brot, o nosso segundo galgo, “voltou nascer” quando o adoptamos, e fê-lo com o “pão” sob o braço! Ou seja, tudo encaixava!!!

Ele chegou a casa tendo já a sua própria marca de coleiras!!! Mas, realmente, tudo isto devemo-lo à NELA, a musa que nos inspirou, e, claro, ao seu fiel companheiro, Brot, que é o real “mini-chefe”, não da matilha (porque estaríamos todos um pouco loucos se assim for), ¡mas sim do gabinete! (ele faz de guardião, ladrando cada vez que soa a campainha…).

Marc y Marta

O Clube da Tula

Brott e Nela durante um dia normal de trabalho no atelier

Cinco anos depois de entrar com pé firme no mercado dos acessórios caninos, Brott Barcelona pode afirmar com orgulho que é uma marca reconhecida no mercado internacional, com embaixadores caninos e humanos de renome nas grandes capitais. Mesmo que a Brott Barcelona abriu recentemente novas portas (linha de beleza – shampoos e amaciadores para o banho do teu cão – e os mais fantásticos posters com mensagens caninas para decorar a tua casa, dos quais vou falar-te noutros posts), hoje quero centrar-me nessas jóias da coroa que são as suas coleiras e, como não podia ser de outra maneira, num outro produto estrela e ultra-funcional: a trela multi-posição.

Mas ¿qual é o segredo de Brott Barcelona para triunfar como o faz? Marc e Marta contam-nos que na raiz dos seus produtos está a sua vocação e a sua experiência como designers, sem esquecer a sua faceta de seguidores das tendências das passarelas internacionais, que indiscutivelmente habitam cada colecção de Brott Barcelona.

O Clube da Tula-brott O Clube da Tula-brott

Coleiras e trelas Brott Barcelona e as passarelas da moda internacional, imagens do Catálogo Brott Barcelona Primavera-Verão 2015

É inevitável: se o teu visual é algo importante para ti, se desfrutas das caminhadas com o teu cão e se consideras que juntos são uma equipa, seguramente adorarás combinar os teus looks com os acessórios dele. É o teu caso? Então Brott Barcelona tem dezenas de conjuntos que te apaixonarão.

O Clube da Tula

Ruben Diogo e Congo, de Bunker Studio, combinando look graças aos modelos Textura Bruc de Brott Barcelona

Mas a chave do sucesso não acaba ai. Não há produto onde o design se destaque sem haver também uma confecção de alta qualidade. É como na arquitectura: nenhum bom projecto é capaz de brilhar se estiver mal construído: a má construção pode estragar o melhor projecto. E na Brott Barcelona sabem bem disso: ¿design? Sim, mas também confecção impecável. E para garanti-lo, que seja handmade. Passo a passo, o atelier de Brott Barcelona vai à sua própria velocidade: uma equipa de profissionais trabalha sem descanso mas também sem pressa (apesar disso, sempre recebes as encomendas antes do previsto :), para garantir os melhores acabamentos, esses que fazem que penses que até tu estavas capaz de vestir no teu pescoço, como objecto de culto, uma coleira de Brott Barcelona.

As fotografias de Búnker Studio demonstram-no: não há margem para o engano, os produtos de Brott Barcelona não precisam de Photoshop. Os seus materiais e mão de obra convencem até ao olho mais exigente, até a câmara mais profissional. Não te encandeiam fugazmente com um padrão ou com umas cores shocking, para logo decepcionar-te quando olhas mais pormenorizadamente; em vez disso, enamoram-te para sempre com criatividade, com os melhores tecidos e peças, com uma mão de obra inquestionável e um produto duradouro.

O Clube da Tula-Brott

Coleira martingale Solid Pink de Brott Barcelona

Todos os anos a Brott Barcelona lança duas colecções de temporada, cada uma com uma proposta de padrões que se enquadram na sua linha “Textura”. Por exemplo, esta Primavera-Verão, a colecção chama-se “Dreams of Summer”. Marc e Marta definem-na assim: “Esta temporada está cheia da brisa cálida do deserto e o espírito marinho criando assim uma combinação explosiva de texturas e cores vivas.”

Descrições aparte, cada coleira das colecções “Textura” de cada temporada esconde uma mensagem especial. Marta Huguet conta-nos:

Queremos deixar claro que os nossos são produtos locais, feitos a mão em Barcelona (Catalunha). Por isso, pensamos que era bom baptizar cada modelo com o nome de uma cidade ou aldeia catalã para a sua identificação. Assim, todos podem saber a origem da marca e, para alem disso, nomes tão claros resultam bem melhor para andar pelo atelier sem dizer: “esse tecido de cor azul às riscas… ou esse tecido com padrão de cor laranja, vermelho…” Com os nomes próprios, qualquer pessoa do atelier sabe perfeitamente de que tecido estamos a falar: uma coleira Martingale Figueres, ou uma L Montserrat ou um S Gelida…
Marta

Esta questão dos nomes acordou a minha curiosidade, assim como a história do nome da marca. Por isso, Marta e Marc explicaram-me como decidiam a cidade que dá o nome a cada tecido/modelo:

Marc y Marta

Pomos os tecidos em cima da mesa e perguntamo-nos ¿o que nos sugere este tecido? (pelas cores, padrão, formas…) e vamos propondo nomes de lugares da Catalunha com a ajuda de uma lista. Alguns são muito claros, como Figueres (pelo padrão pictórico), Blanes (pelo concurso de fogos de artifício), Formentera, pela sua agua cristalina & crochet hippie-chic ou Tremp (porque é mais próximo de inverno-montanha), Salt (de saltar) pelas bolinhas de cores que dançam, etc./wc_testimonial]

“Todos os padrões têm a sua explicação, que faz com que nos lembremos facilmente de cada um!, acrescenta Marta”. ¡E é verdade! Este pequeno pormenor é outra prova de que em Brott Barcelona tudo é cuidado, e quando algo é cuidado é porque foi feito com amor, esse que sentes quando abres a tua encomenda e descobres a tua compra.

Duas colecções básicas acompanham as colecções de temporada: “Solid” e “Minim”. “Minim” é a línea de conceito mais minimalista: coleira preta com pesponto (Black, Brown, Yellow, Orange, Red y Pink). “Solid” é a línea que reúne quinze cores lisas, que vão desde a mais neutra (como a Grey), até as cores mais shocking (como Electric Blue, Red ou Pink, entre outras), passando por alguns tons soft (como Green Aqua ou Pink Gum).

O Clube da Tula

Explosão de cores na linha Solid de Brott Barcelona

Estas três linhas completam-se com edições limitadas de coleiras e trelas para que o teu cão e tu se sintam mais especiais ainda… mesmo que com Brott Barcelona sentes-te especial assim que recebes a tua encomenda, seja qual for o produto que recebas…

Em qualquer das linhas, Brott Barcelona confecciona a coleira normal para cão – com ferragens de alumínio de alta qualidade, disponível em três tamanhos (S, M, L, que se ajustam a pescoços desde 22 cm até 56 cm) – e a coleira martingale, em três tamanhos (piccolo, whippet e galgo). Os materiais utilizados são ultra-resistentes, como a fita de nylon que suporta até 4.000 kg nos tamanhos maiores (e com certificado têxtil Oeko-tex Standard 100, o standard para a roupa infantil no relativo a alérgenos e respeito com o meio ambiente).

Quero fazer uma menção especial sobre dois produtos pouco conhecidos para algumas pessoas, que deliram quando vêm os modelos de Brott Barcelona que vestem a Tula e o Corbu pelas ruas do Porto: a coleira sistema martingale e a trela multi-posição…. A coleira martingale associa-se sempre aos galgos, cujo diâmetro de cabeça e de pescoço são quase iguais, pelo que a necessitam obrigatoriamente. Mas, na realidade, são coleiras anti-fuga, super úteis para todo tipo de cães. Por isso, em O Clube da Tula apostamos por este sistema de Brott Barcelona para oferecer-to junto dos tuli-lenços para cães, numas combinações que arrancarão suspiros ali por onde passem…

O Clube da Tula-brott

Coleiras martingale para todos os cães, não apenas galgos, imagem do Catálogo Brott Barcelona Primavera-Verão 2015

Por sua vez, a trela “training” ou multi-posição de Brott Barcelona é a mais prática e segura que possas conhecer. Adaptável ao uso normal, para levar na mão com comprimentos que vão desde 1 m até 2 m, a trela multi-posição também te permite levar o teu cão “em mãos livres”. Isto não é apenas útil para levar o teu telemóvel ou para apanhar as cocós do teu cão enquanto passeiam. Pessoalmente posso dizer que em cinco anos Tula e eu viramos adictas a este sistema de trela, mas a verdadeira revelação produziu-se com a chegada do Corbusier, o nosso galgo resgatado no mês de Março deste ano. Corbu chegou com muitos traumas e um grande pânico a andar na rua, fruto do maltrato que sofreu no seu passado de atleta. Os movimentos contorcionistas que realiza quando se assusta são de alto risco, e com uma trela normal as situações teriam sido praticamente impossíveis de controlar. Mas a trela multi-posição, na posição que permite atravessá-la no teu tronco, faz com que tenhas um ponto fixo que não falhará mesmo que a tua mão solte a trela. Quem tenha cães com medos poderá entender-me, quem tenha perdido um cão por causa de usar trelas de mão ou tipo flexi, entender-me-á ainda melhor.

O Clube da Tula-brott

Coleira e trela multi-posição Brott Barcelona, edição limitada Textura Run

Comecei por falar dos aspectos mais estéticos de Brott Barcelona mas, como vês, acabo sublinhando questões tão práticas que não te deixarão indiferente. Brott Barcelona é o exemplo de que o funcional não deve ser feio, muito pelo contrário: pode-se estar na moda, vestir produtos visualmente atractivos e directamente ligados às tendências mais actuais da moda humana e, ao mesmo tempo, ser absolutamente funcional…

O Clube da Tula

Samoa, de Bunker Studio, com conjunto Bruc de coleira martingale e trela multi-posição

O Clube da Tula agradece ao Marc Velasco e à Marta Huguet pela sua simpatia, profissionalismo e por confiar em nós para transmitir a sua mensagem em Portugal.

© É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos escritos e gráficos deste artigo, assim como a tradução a outras línguas, sem a autorização prévia e expressa dos seus autores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *