Medicina holística para os nossos animais

Ainda que as circunstancias da vida não sejam sempre as melhores, há uma dimensão da minha vida  junto aos meus galgos em que me sinto afortunada. E não é só pela companhia e apoio espiritual que me dão, mas também porque pelo nosso caminho foram aparecendo seres insubstituíveis  que nos deram qualidade de vida, saúde, tempo… refiro-me aos nossos veterinários homeopatas-acupunctores.

O Clube da Tula

Tula & e a sua veterinária Sara durante uma sessão de acupunctura; mesmo com as agulhas no corpo, a gratidão da Tula para a Sara é comovedora…

A nossa sorte holística ainda por cima foi-se repetindo e, junto com a Tula, podemos dizer que a vida nos premiou com a ajuda de Iñigo Campillo (Vila Franca del Penedès, Barcelona), e ainda nos ofereceu como presente a nossa querida Nuria Fuentes Fernandez (L´Hospitalet, Barcelona) e mais Juan Luis Amor e Javier Iglesias (Ribadeo, Galicia) Todos eles fizeram os possíveis para que Lily vivesse mais e melhor. E agora Tulita, com a ajuda de todos, tem uma vida maravilhosa.

E quando pensávamos que não podíamos ser mais sortudas, tivemos a estrelinha de conhecer a Dra. Sara Pinto Cardoso, nossa veterinária homeopata/acupunctora no Porto… Não podemos estar mais gratas também…

Nuestra querida Sara colabora en este post de hoy, contándonos lo siguiente:

A Tula e a dona, uma equipa inseparável, compreendem exactamente o meu trabalho: trazer equilíbrio ao sistema para que este se mantenha saudável.

Na Medicina Tradicional Chinesa, saúde é exactamente sinónimo de equilíbrio e harmonia entre todas os constituintes físicos e mentais de um organismo.

Como Médica Veterinária, valorizo todas as ferramentas maravilhosas de que a medicina ocidental nos muniu, mas reconheço que por vezes não são suficientes para controlar uma doença crónica ou ultrapassar condições severas auto-imunes. É neste contexto que entra a Homeopatia e a Acupunctura como ferramentas terapêuticas.

A primeira estimula e modela o sistema imune, muito útil em casos de IBD, doença renal crónica, insuficiência hepática, asma felina, afecções cutâneas, etc.

A segunda, além de controlar disfunções de órgãos internos, é óptima no controlo da dor e na recuperação neuromuscular: hérnias discais, artroses e artrites, parésias, paralisias etc.

No caso da Tulinha usamos uma combinação das duas. Ela adora as sessões de Acupunctura e tem reagido super-bem à terapia: em 3 meses está nova:)

Continuação de um bom trabalho no seu Clube, da minha parte sabem que tem sempre aqui uma parceira para o que for preciso.

Sara Pinto Cardoso

A todos os agradecimentos que fomos acumulando, somamos o produto desta colaboração no nosso blog, que esperamos que seja a primeira de muitas.

O Clube da Tula

Tula não se afasta de Sara desde que chega até que vai embora; a sua atitude positiva ao usufruir da sessão de acupunctura acaba sempre com cenas como esta: uma mostra de amor infinito pelo tratamento. 

O objectivo destas colaborações no Blogue é a de dar aos nossos animais informações sobre tratamentos que talvez nem conheçam, para encontrar caminhos mais rápidos e com menos curvas do que os que tive que percorrer quando necessitei ajuda veterinária especifica. Porque quando isso ocorre, não há tanto tempo nem paciência nem animo suficiente para esperar que a vida nos dê a solução para melhorar a saúde dos nossos queridos amigos de 4 patas.

P.S.: Neste post apenas refiro os nomes de nossos veterinários holísticos, pela temática aqui tratada. No entanto é importante sublinhar que também fomos muito ajudadas por grandíssimos amigos veterinários de medicina ocidental, a quem devemos muito também. Por isso, muito obrigada também a Hugo Brancal, Daniela Silva e Albert Sordé.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *